O Windows 8 conseguirá sobreviver na era pós-PC?


Windows Phone não conseguiu decolar, e a nova versão do sistema operacional da Microsoft pode chegar tarde demais ao mercado.

Quase depois de um ano e meio após seu lançamento, a Microsoft ainda está tentando ganhar terreno com o Windows Phone. A coisa está tão complicada que um relatório recente da Nielsen apontou que a parcela de mercado da plataforma é tão pequena nos EUA que a empresa nem a especificou no estudo - foi para na categoria “Outros”. Bom, pelo menos o Windows continua à frente como sistema operacional para desktops, certo?


Como sistema operacional para computadores, o software dominou o mercado por décadas, entretanto há uma mudança notável no ar. O mundo Pós-PC está deixando o plano das ideias, se transformando bem em frente aos nossos olhos em nossas casas, aeroportos e escritórios. Dispositivos constantemente conectados (basicamente smartphones e tablets) rodando iOS e Android estão consumindo rapidamente o espaço dos PCs com Windows. 

Uma pesquisa do IDC dá mais força a essa teoria. Dispositivos inteligentes de consumidores e empresas devem ultrapassar 1,1 bilhão de unidades em 2012, e chegar até 1,84 bilhão em 2016, o dobro do número de 2011, de acordo com a empresa. 

A conclusão do relatório é que chips x86 compatíveis com Windows (como aqueles presentes em desktops) sofrerão um golpe tremendo entre este ano e 2016, e o sistema operacional móvel do Google irá emergir com toda força nos mesmo período. Enquanto a quantidade de equipamentos com Windows deve aumentar nesse período, a parcela mercado de PCs em relação a todos os outros dispositivos irá despencar quase 11%. 

Ultrapassagem
De acordo com o IDC, o Windows em todos os dispositivos será ultrapassado pelo Android em quatro anos,  e perderá espaço pada o iOS da Apple. Ou seja, não estamos muito longes do momento em que tablets e smartphones começarão a se tornar aparelhos dominantes, enquanto que os tradicionais desktops serão colocados cada vez mais para trás. 

A pior notícia para a companhia de Redmond é que o IDC afirmou que os tablets com Windows 8 terão um impacto mínimo nos próximos 4 anos. O Windows 8, que ainda não foi lançado oficialmente (apenas o Preview está disponível para os consumidores) foi desenvolvido para equipamentos com telas sensíveis ao toque como tablets, mas manterá a funcionalidade em desktops e laptops. 

A nova versão do sistema operacional, na verdade, foi criada para manter o Windows vivo no ambiente móvel logo os números do IDC não se aplicam perfeitamente. Diferentemente das outras edições, o Windows 8 não está mirando os departamentos corporativos, já que o Windows 7 mal chegou às empresas. 

Este é um sistema operacional voltado ao consumidor, e é nesse público que a empresa confia para conquistar espaço a partir de tablets e smartphones, e chegar no ambiente corporativo através de iniciativas BYOD (sigla para traga seu próprio dispositivo, em inglês). apontou Aaron Suziki, CEO da Prowess, empresa de consultoria e gerenciamento de serviços de TI que fornece tecnologias de desenvolvimento e virtualização de sistemas operacionais. “A Microsoft sabe que as empresas não estão prontas para o Windows 8”, afirmou Suzuki. 

CIO/EUA

0 comentários:

Postar um comentário