Como funciona uma agência de publicidade?

Antes de aprofundarmos sobre o assunto precisamos esclarecer o que é e quais são as áreas de uma Agência de publicidade. A Agência de publicidade é a organização que desenvolve técnicas de propaganda e tem a criação como finalidade, isto é, ela não fica responsável pelos trabalhos de produção (gráficas, empresas de comunicação visual, etc.), de veiculação (TV, rádio, internet, etc.), de produtoras (estúdio fotográfico, etc.), entre outros, mas de fazer o orçamento, negociação e acompanhamento junto às mesmas. Porém, é o planejamento de mídia que trará as informações necessárias (quais veículos serão utilizados, quantidade de inserções, etc.) para que a agência efetue adequadamente este planejamento e repasse para as empresas de produção e veiculação.
Quanto à estrutura organizacional de uma agência, é formada por profissionais que atuam em diferentes áreas/departamentos. Dentre elas, destacam-se:
Atendimento - setor que presta assistência aos clientes.
Planejamento – responsável por planejar o briefing (conjunto de informações fornecidas pelo cliente para orientar a elaboração de um trabalho de propaganda).
Mídia – é a tarefa de seleção dos veículos de comunicação mais adequados para atingir o público-alvo, buscando a maneira mais econômica.
Criação – fase de geração das idéias, temas, textos, layout, imagens, sons e tudo o que envolve formas de comunicação.

Dependendo do porte da agência o mesmo profissional pode executar duas funções e na sua maioria estes profissionais são formados em Publicidade e Propaganda, Administração, Webdesign, entre outros cursos.

Agora que você compreendeu o que é uma Agência de publicidade e quais seus setores, vamos explicar resumidamente como funcionam as coisas dentro de uma agência quando o cliente solicita um trabalho publicitário. Ressaltando que este processo é passível de mudanças.

Primeiramente, imaginemos que o cliente solicitou a realização de uma campanha para o lançamento de um novo produto. O profissional de atendimento conversará com o cliente e colherá informações, como: objetivos, verba, período de veiculação e outras questões relevantes.

Em conjunto com o setor de Planejamento, o Atendimento elaborará o Planejamento da campanha levantando informações sobre as principais características do novo produto. Nesta etapa, as sugestões e idéias da Criação e da Mídia são extremamente importantes.

De volta ao cliente, este faz observações, pede correções ou o aprova. Se houver alterações, é feita uma revisão e o trabalho é devolvido ao cliente para aprovação final.

Agora com o planejamento aprovado, o Atendimento preparará o briefing que será entregue para as áreas de Criação e Mídia. Estes desenvolverão os temas, anúncios, comerciais e outras peças publicitárias. Troca de idéias com o Planejamento e Atendimento pode acontecer.

Após essa etapa, a Criação elabora os layouts ou rascunhos para que o Atendimento apresente ao cliente. Enquanto isso, o pessoal de Mídia levanta alguns dados para o Planejamento de mídia com as recomendações iniciais. Ainda podem ocorrer discussões e alterações.

Com a aprovação do cliente, o setor de Criação determinará os orçamentos e estimativas de preços junto às gráficas, aos meios de comunicação, produtoras e outras empresas que forem necessárias. Em seguida, começa a produção das peças. Se o cliente os aprova, são autorizadas a confecção e veiculação (já definidas pela Mídia).

Por último, as peças começam a veicular nos meios de comunicação, o período da campanha já foi definido, resta agora, quando houver, avaliar todo o processo: se os objetivos foram alcançados, se o público-alvo foi atingido, se a transmissão da mensagem foi correta, qual o efeito sobre o consumidor e outros detalhes. 

Como foi visto, a Agência de Publicidade exerce várias funções de forma organizada para oferecer soluções adequadas para cada tipo de necessidade do cliente. E para isso é necessário profissionalismo, competência e o mais importante, talento.

0 comentários:

Postar um comentário