As famosas dúvidas (e lendas) sobre Macs

Agora mesmo estou com um mouse da Microsoft, sem fio, funcionando perfeitamente no MacBook. Ao contrário do que muitos ainda pensam, não precisa ter um mouse da Apple ou algum modelo especial para ser compatível com Macs! Basta uma USB na outra ponta do cabo e, na dúvida, visite o site do fabricante. O mesmo vale para câmeras digitais e outros periféricos que rodeiam o cotidiano dos computadores.
Antes de comprar meu primeiro MacBook, tinha muitas dúvidas em relação às diferenças entre Macs e PCs. Depois de ler uma infinidade de blogs, fóruns e conversar com amigos que já conheciam bem a Apple, comprei, comecei a usar, e vi que a maioria dos receios eram apenas lendas.

Desde então, a Apple aumentou sua popularidade aqui no Brasil com redução nos preços e, principalmente, com a ajuda do iPhone e do iPad trazendo a tentação da Maçã para novos usuários. Imaginei que com essa maior “popularidade” as dúvidas que eu tinha há anos atrás já não existiam mais; Entretanto, pelas mensagens de dúvidas que recebo de amigos, leitores e seguidores no Twitter, vejo que os mesmos impasses continuam.
Vale lembrar que o objetivo desse post não é tratar das diferenças entre Macs e PCs, mas sim responder a perguntas que surgem ao pensar nessa migração de plataformas. Vamos lá tratar dessas lendas (verdadeiras ou não) para ajudar quem ainda está na dúvida!
Sobre os programas que você usa no PC
Essa deve ser a pergunta chave para novos usuários. É uma lenda, sim!
Os populares pacotes Office e Adobe têm suas versões para o Mac OS X e funcionam basicamente da mesma forma. O Office for Mac tem o Word, Excel, Power Point, assim como o pacote iWork (da Apple) também tem suas ferramentas para as mesmas tarefas através do Pages, Numbers e Keynote.
Os softwares da Adobe, como Photoshop, Illustrator e companhia também estão em dia nos rótulos “for Mac” e, para as tarefas menores — converter vídeos, organizar tarefas, descompactar arquivos, etc. — existem milhares de opções gratuitas e pagas pela web (como no famoso MacUpdate) e na Mac App Store, a loja oficial da Apple que cresce a cada dia.
Sobre a assistência
É uma lenda com ponta de verdade. Diferente dos PCs, onde você encontra uma assistência a cada esquina, com Macs a melhor coisa a fazer é ir até uma autorizada. Apesar de existirem diversas assistências da Apple pelo país, infelizmente elas ainda estão concentradas nas capitais dos Estados, principalmente em São Paulo.
A Apple também dá assistência por telefone e, caso sua máquina esteja quase saindo do tempo de garantia, é possível comprar um plano Apple Care para ampliar esse prazo. Em todo caso, não é segredo que usuários Mac costumam estar dispostos a ajudar nesse serviço de assistência alheia para novatos, não é mesmo? Faz parte do “campo de distorção da realidade” que, infelizmente, não tem comissão, hehe!
Pelo menos na minha experiência, costumava levar meus PCs com uma “bela” frequência em lojas de informática porque tinha “dado pau”, e só precisei da assistência da Apple uma vez em 5 anos. Devo acrescentar que essa experiência rendeu uma grande dor de cabeça, mas foi mesmo pelo péssimo atendimento e comprometimento da autorizada em questão. Esse assunto é longo, então é melhor deixar para outro dia!
Sobre os periféricos e acessórios
No caso de impressoras, elas são problemáticas por natureza e já desisti de achar a solução perfeita. Assim sendo, os problemas em PCs e Macs acabam sendo os mesmos, infelizmente. Caso seu mouse ou impressora sejam mais velhos que monitor de tubo, tenham uma aranha vivendo dentro deles, ou tenham sido comprados em barraquinha de feira, aproveite para comprar um(a) novo(a)… ;-)
A meu ver, essas são as três principais lendas. Quais faltaram? Se tiverem mais dúvidas sobre Macs, iPhone e iPads, podem deixar nos comentários que tentarei responder com o que sei sobre essas máquinas.
Também deixo o link do post “Quero ser um Mac, mas não sei qual… O que fazer?” para comparar as máquinas da Apple de acordo com seu perfil.

2 comentários:

Nossa sou louca por um mac , mas ainda não estou com tanta bala na agulha tudo que tenho é um Iphone 3g rsrsrs
tenho amigos que dizem que é bom , outros que é ruim, enfim o blog me ajudou um pouco .

por isso estou te seguindo. se não for pedir muito dá uma seguidinha no meu também , ele é novo tem apenas 1 semana . ainda estou atualizando
beijinho

http://mandynhawin.blogspot.com/

achei legal :D
vc devia postar tbem sobre sistemas gratúitos como Linux e etc... porque as vezes são tão funcionais como os outros mas sofrem do mal dessas "lendas"

Postar um comentário