Derrubando alguns mitos sobre SEO e marketing digital

Em muitos lugares vemos mais e mais textos a respeito de SEO. Parece que todo mundo resolveu virar especialista no assunto. O problema é que se tem muita especulação e pouco conhecimento.
Aqui vou abordar algumas delas, se bem que não me proponho a ser o dono da verdade, apenas externar o que penso sobre algumas dessas especulações.
1 – Os EUA estão anos luz à nossa frente!
Quem disse que eles são melhores? O fato de publicarem artigos e mais artigos sobre SEO não os tornam melhores. Outra coisa, muitos sites desses “gurus” de SEO dos EUA, não são encontrados em nenhum lugar com o acrônimo SEO, digital marketing, search engine optimization ou qualquer coisa relacionada.
Não faz muito tempo que eu entrei numa página de um desses gurus, onde ele falava as maiores barbaridades sobre o assunto e questionei o posicionamento do site dele na busca orgânica do Google. Estou esperando a resposta desde julho de 2010.
E o sujeito é até autor de um livro sobre SEO. Igual a alguns autores aqui no Brasil sobre o mesmo assunto, cujos sites não se acha em lugar algum na busca orgânica, a não ser digitando o nome deles.
2 – O Google não lê as palavras-chave na TAG Keywords.
Bom, quando eu comecei a aprender sobre SEO, uma das primeiras coisas que eu li era que o Google lia essa tag. Se ele não lê, não me custa nada colocar. Se ele lê, fiz a minha parte. O fato de ler ou não ler é irrelevante, um otimizador não pode simplesmente deixar nenhum ponto em aberto no processo, sob pena de não conseguir um bom ranqueamento da página. Se o Google ler, terei algo a mais na minha página em relação aos concorrentes. Simples assim.
Se por acaso o Google não ler essa Tag, o máximo que vai acontecer é eu ter perdido uns dois minutos relacionando os termos mais importantes da minha página.
3 – Sitemap ajuda o Google a rastrear meu site e posicioná-lo melhor nas buscas.
Acho que uma imagem vale mais que mil palavras
O Google vai rastrear o conteúdo do seu site independentemente se você colocar um sitemap ou não.
Mas o Google está pedindo isso no painel para webmasters! Nem sempre o que o Google quer é o que você vai dar. Todo mundo que tem um site ficou meio que refém do Google porque todo mundo quer um bom posicionamento na busca orgânica, mas nem sempre o que se prega é o necessário. Como dizia meu ex-sogro quando nós jogávamos truco: “você vai comer o que eu der, não o que você quer…”.
4 – Se eu colocar um arquivo robots.txt no meu site, isso vai ajudar a determinar a profundidade de navegação e posicionar melhor meu site
De novo, uma imagem vale mais que mil palavras
5 – Erros de rastreamento prejudicam meu site nas buscas
Terceira vez: uma imagem vale mais que mil palavras
Sei que esses erros devem ser corrigidos, mas isto não está, a priori, atrapalhando o posicionamento deste site na busca orgânica. O problema está no layout utilizado neste site, mas se falta tempo até para o próprio lazer, que dirá tempo para corrigir erros de layout. Tem um ditado assim: “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”. Reconheço!
6 – Para otimizar um site é necessário coloca-lo no padrão W3C
O padrão W3C é um padrão de construção html e nada tem a ver com relevância de conteúdo para o Google. O padrão W3C não faz parte de nada que se encaixe nas técnicas de otimização de um site para a busca orgânica.
Há, inclusive, alguns sites que vendem o serviço de otimização de busca orgânica no qual o serviço consiste exatamente em colocar o site dentro dos padrões W3C.
7 – Um bom PageRank vai fazer com que meu site tenha um bom posicionamento na busca orgânica.
Só para se ter uma ideia, o PageRank deste site é 2 (dois). Só há dois sites com esse PageRank na primeira página do Google para o termo marketing digital. Por enquanto eles ocupam a segunda e terceira posições. O restante dos outros sites, é no mínimo PageRank 4.
O que quero dizer é que não é somente o PageRank que vai fazer a diferença, é o conteúdo. Em alguns casos o PageRank é fundamental para o posicionamento de um site, mas não pense somente nessa métrica. O próprio Google já publicou milhares de vezes que o conteúdo é que vai fazer toda a diferença. Alie conteúdo otimizado a um bom PageRank e, aí sim, você não somente terá um site na primeira página, mas provavelmente na primeira posição de busca.
Mas não é qualquer conteúdo. Se fosse somente encher um site de conteúdo, bastaria publicar uma monografia de 100 páginas do Word na página inicial e o site iria para a primeira posição. Para publicar um conteúdo otimizado, é preciso mensurar vários fatores e, com base nesses fatores, fazer uma publicação que realmente tenha o “peso” certo para um bom posicionamento na busca orgânica.
De qualquer forma, é bom ter algum PageRank, até para que possamos ter um site bem posicionado, mesmo que seja uma disputa por posicionamento na primeira página do Google para aquela categoria específica. Para isso é necessário fazer uma análise do quanto é o mínimo necessário de PageRank para ter um site na primeira página. Em alguns casos é possível ter PageRank zero e ele estar na primeira página, até mesmo na primeira posição de busca. Tudo depende de análise da concorrência.
Aliás, há uma ferramenta excelente e gratuita disponível on-line que pode ser usada neste endereço:http://submit.tay.com.br/ferramentas/fatores-da-pagina/
Não é perfeita, mas chega muito próxima da técnica usada para se otimizar o conteúdo de uma página. Ao contrário de alguns sites que vendem acesso (assinatura) a conteúdo absolutamente inócuo, essa ferramenta é totalmente gratuita e muito útil, se a pessoa souber como usar.
8 – Colocamos seu site na primeira posição
Geralmente quem anuncia esse tipo de coisa está em links patrocinados e a maioria vende cadastro em sites de busca, como se esses cadastros fossem links apontando para um site, aumentando a popularidade dele. O problema é que se usa, atualmente, somente um site de busca: o Google. Então cadastrar em sites de busca não serve para absolutamente nada.
E não é que o sujeito que promete a primeira posição não consiga, ele até consegue, mas em links patrocinados. Uma pessoa séria que trabalha com otimização, jamais vai prometer tal coisa. Para ficar na primeira posição num link patrocinado, basta aumentar o valor do CPC para três vezes o valor da cotação na Ferramenta de Palavras-chave do próprio Google.
É possível, com o serviço de otimização, assegurar com certeza absoluta que se pode colocar um site na primeira página de busca do Google, até porque um site não possui um único termo relacionado a ele. É possível, ainda, colocar isso em contrato com a promessa de devolução do dinheiro caso o site não vá para a primeira página. Com certeza! Até porque, um site possui, às vezes, milhares de termos-chave. Se nenhum desses termos, mesmo que seja Cauda longa, não for para a primeira página do Google, é porque não foi feito nenhum trabalho de otimização naquele site. Mas daí assegurar a primeira posição, particularmente eu não ousaria, até porque a pessoa que contrata o serviço de otimização já possui os termos que ela deseja na primeira página, em mente.
E não estamos falando, por exemplo, do site se chamar www.zedasbananas.com.br e o termo de busca na primeira posição for zé das bananas. Estamos falando da categoria ao qual o site pertence. Uma coisa é eu digitar IBM na busca, por exemplo, e aparecer na primeira posição o site da IBM, e outra coisa é eu digitar computadores e aparecer a IBM, coisa que não ocorre. Claro, eles não precisam… quem vai procurar a IBM digita IBM, e pronto.
E por falar nisso usar o termo de busca na URL influencia no posicionamento no Google. Sim, e muito! Na minha opinião influencia tanto quanto o PageRank. É um dos 19 fatores fundamentais que acredito serem essenciais para o posicionamento na busca orgânica. Tanto é assim que no passado publicamos um artigo no www.otimizacaodesites.org sobre a escolha do domínio ideal e recentemente publicamos um outro artigobaseado em artigos do SEOMOZ sobre os itens que influenciam no posicionamento de um site.
No entanto, se fosse somente usar o termo de busca na URL, então teríamos somente sites marketingdigital ponto alguma coisa quando você digitasse esse termo na busca. É um fator que contribui? Sim e é por isso que há pessoas que trabalham com otimização de posicionamento na busca orgânica: exatamente para avaliar os itens que contribuem para um bom posicionamento.
Mas se seu site não possui o termo de busca na URL, não se preocupe, há outros fatores tão ou mais importantes quanto este, por exemplo, conteúdo otimizado. Se seu site tiver conteúdo otimizado, ele certamente vai ocupar um bom posicionamento.
9 – Marketing Digital e links patrocinados
Marketing digital é presença na WEB, onde as pessoas encontram os produtos e serviços da empresa. Tudo bem que link patrocinado pode fazer um determinado produto ter visibilidade. Mas marketing digital trabalha a imagem institucional da empresa, trabalha a marca, juntamente com os produtos e serviços. Então link patrocinado não é marketing digital, é publicidade digital.
Há até um outro acrônimo: SEM, de Search Engine Marketing. Traduzindo isso para o brasileirês, fica assim: Marketing para Sistemas de Busca, ou simplesmente marketing de busca. Como foi dito, link patrocinado não é marketing digital, é publicidade digital. Então esse acrônimo que criaram é completamente equivocado e vende uma falsa imagem de se estar fazendo marketing nas buscas. Marketing de busca é na busca orgânica. Ponto final. Alguém publica um conceito errado em algum lugar e um monte de gente sai republicando ou espalhando uma informação equivocada. Antes de dizer que link patrocinado é marketing, é melhor pegar o dicionário e ver o que é marketing.
E por último
10 – Atualização constante
Uma das maiores besteiras que eu li ultimamente, e o artigo foi publicado no portal administradores.com.br, foi isso: que a atualização constante de um site ajuda no posicionamento na busca orgânica. O pior é que o sujeito que publicou isso, uma pessoa com a mesma formação que eu, administrador de empresas, não publicou meu comentário. Óbvio!
Bom, o que não faltam são os “consultores SEO” que só são consultores no cartão de visitas, já que conhecimento parece ter ficado apenas como um penduricalho não muito necessário. Basta publicar o que você diz ser e pronto, virou um!

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