O Impacto do SEO

Uma das mais frequentes perguntas que normalmente temos que responder é quanto ao impacto que a otimização de um site reflete no desempenho desse site na internet. Neste foco, trouxemos um exemplo prático de um dos nossos clientes que trabalha com uma loja virtual.

É possível notar a quantidade de palavras relacionadas à loja que passaram a ocupar a primeira posição para o termo, assim como suas variações na forma que os usuários escrevem.
Como o Google é um software inteligente, pois possui um subprograma de Indexação Semântica Latente, as variações da mesma palavra são vinculadas ao termo principal de busca, conforme se nota na tabela ao lado.
Através da técnica de otimização, foi possível fazer com que esse site ocupasse a primeira posição para o seu nicho de negócio. No processo, verificou-se que o acesso ao site saltou de zero para mais de 60.000 por mês.
Considerando-se que esse era um site que pouco aparecia nas buscas, trata-se de um bom case para exemplificar o quanto se pode melhorar o acesso ao site através da técnica de otimização.
É importante destacar que o objetivo do trabalho de otimização não é o de forçar a conversão, uma vez que o usuário chega ao site e, este sim, decide se vai ou não comprar determinado produto. O objetivo da otimização de um site é fazer com que ele fique visível para o usuário, que esteja num bom posicionamento para que possa ser acessado.

Os dados são fornecidos pelo semrush.com
Neste caso é uma loja virtual e, obviamente tem um impacto estar bem colocado no Google, até porque o mercado específico desse cliente é bem receptivo na internet.
Também é importante destacar que estamos falando de um único termo de busca, já que cada site possui inúmeros termos. É óbvio que se se supor que outros termos ascendam no posicionamento na busca orgânica, que a curva de tendência de crescimento passa a sofrer novo incremento. No caso específico, o site foi otimizado mais voltado para esse termo do que outros que, por ventura, estejam nele.
Concluindo: um site pode ter muitos termos bem colocados na busca orgânica, tudo depende dos objetivos estratégicos da empresa. Além de trabalhar os produtos, pois trata-se de uma loja virtual, o cliente está trabalhando principalmente sua imagem institucional, pois estar entre os primeiros na busca orgânica é como dizer ao usuário que aquele site é um dos líderes da categoria.

0 comentários:

Postar um comentário