Para auxiliar os usuários e marcas na gestão de crises e orientar com boas práticas de relacionamento dentro da rede, o Facebook lançou nesta semana o “Official Facebook Social Media Crisis Guidelines”. O Projeto visa dar 7 dicas aos usuários que trilham o melhor desempenho e alcance do melhor retorno possível da ferramenta, veja os destaques resumidos:
1. Você só consegue resolver um problema após identificá-lo. Portanto, procure saber de quem vem a crítica, quem é a pessoa, que tipo de cliente é este. Assim você poderá dar o feedback mais assertivo e da forma mais rápida possível.
2. Leve as redes sociais a sério, embora pareça brincadeira, quando se fala de uma marca, as ferramentas de social media precisam ser tratadas com cuidado e para tal, tenha ao menos uma pessoa totalmente dedicada a isto, respondendo pelos canais mais adequados a cada tipo de manifestação, seja positiva, (ao agradecer), ou negativas (ao tentar solucionar o problema de seu cliente/fã).
3. Se o cliente tiver razão, resolva o problema dele o quanto antes. E faça mais: resolva o problema da sua empresa, não permita que um problema se propague e atinja outros clientes. Gerencie suas falhas internas para que estas não gerem crises nas redes sociais.
O Guia ainda não foi traduzido para o português, mas a versão em inglês está disponível em Guia de Gestão de Crises no Facebook.
Para entender mais sobre Facebook, veja a página do Curso de Gestão de Redes Sociais.
1 comentários:
Que legal, não sabia disso!
Estou seguindo o seu blog :)
http://leituradaestante.blogspot.com/
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