Eficácia do processo SEO

Estar na primeira página do Google é ótimo. Estar na primeira página para a categoria de produtos ou serviços que você vende é estar entre os líderes da categoria. Esta é a promessa básica de quem se propõe a realizar o serviço de otimização de posicionamento orgânico no Google.
Outros termos relacionados com o seu negócio também devem fazer parte do escopo do trabalho de otimização de posicionamento.
Os termos secundários são importantes, já que as pessoas podem encontrar o site com vários termos relacionados ao negócio. Imaginemos, como exemplo, uma imobiliária que vende apartamentos no bairro de Higienópolis.
Se a imobiliária está naquele bairro e se esse é o principal termo de busca, é óbvio que se visará esse termo no processo de otimização. Mas e os termos secundários? Exemplo: apartamento ou apartamentos em Higienópolis.

É preciso ter em mente como as pessoas vão buscar por produtos, no caso apartamentos, nesse bairro. Não é, em tese, o objetivo de se otimizar para um termo muito genérico, por exemplo: imobiliária.
A palavra isolada imobiliária é muito genérica e não retrata exatamente o que a empresa comercializa. Seria o mesmo que digitar apartamento na busca. Apartamento aonde? Imobiliária aonde? Imóvel aonde?
O que estamos querendo dizer é que um termo genérico não traduz o que uma pessoa esteja buscando, já que nós costumamos buscar coisas específicas, tipo: apartamento na praia.
Mesmo assim, qual praia? Praia Grande? Santos? Camboriú? Enseada? Riviera? Perceba que para quem está buscando algo, é preciso definir exatamente o que está buscando. Se digitarmos imobiliária na busca do Google vamos encontrar milhares de imobiliárias, provavelmente nenhuma delas será no bairro de Higienópolis em São Paulo, já que quem estiver na Bahia, por exemplo, o resultado da busca será diferente de São Paulo.
Para aproveitar um termo muito genérico, é necessário registrar um domínio genérico, colocando dentro desse domínio os produtos específicos. Neste caso vamos supor um domínio chamado apartamento e colocamos nesse domínio apartamentos em Higienópolis. O domínio, ainda que alguns autores digam que não tem muita influência, com certeza influencia, pois delimita a categoria do assunto que será abordado no conteúdo do site, entre outros fatores positivos.
Como a quase totalidade de domínios genéricos já foi registrada, é muito difícil encontrar um bom domínio genérico disponível. Se você encontrar um na sua categoria de produtos e serviços, registre. Mesmo que você não tenha nenhuma utilidade para ele no momento, deixe lá registrado no seu nome. Num futuro não muito distante, com o aumento da competição na internet, pode ter certeza que ele terá sua utilidade, nem que seja como um hotsite.
Mesmo com um domínio genérico não é garantida a primeira página, se o trabalho de otimização não for bem executado e mesmo dentro desse domínio, não é necessariamente verdade que se terá 100% de certeza de que todos os termos, primários e secundários, estarão na primeira página do Google. Em média conseguimos uma taxa de sucesso de 90%.
Ainda assim é melhor ter 90% de sucesso do que não ter nada ou ter os termos principais na segunda ou demais páginas, já que o trafego da primeira para a segunda página cai drasticamente.
Em termos de eficácia em otimização, o que importa é ter os principais termos de busca relacionados ao negócio na primeira página do Google. Qualquer alternativa a essa definição é uma falácia.
Eficácia em otimização não é tráfego. Tráfego é uma consequência. Pode haver tráfego de muitas formas diferentes. Eficácia é alguém digitar um termo que se refere ao seu site, ao seu negócio, e ele ser encontrado na primeira página do Google.

0 comentários:

Postar um comentário