O futuro do marketing promocional será digital

A Associação de Marketing Promocional (Ampro) acaba de divulgar os resultados da Pesquisa Ampro-Ibope 2011, com informações sobre a movimentação do setor promocional brasileiro. O levantamento, feito em parceria com o Ibope Solution consultou profissionais decisores de 85 empresas que contratam serviços de marketing promocional, em quatro regiões brasileiras – Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste -, durante os dias 04/04 e 03/06
Cerca de sete em cada dez executivos brasileiros de comunicação e marketing afirmam que investimentos promocionais cresceram em suas empresas a uma taxa de 28% do ano passado para cá. Em parte, porque a promoção seria mais eficaz para alcançar as classes C, D e E, segmentos que mais crescem no país. Neste contexto, faz sentido que 53% dos pesquisados tenham dito que suas verbas de promoção são hoje maiores até que as de publicidade. Para as agências do Sudeste o estudo seve ainda de alerta – 76% dos anunciantes concordam totalmente ou ao menos em parte que agências locais devam ser contratadas para ações realizadas no Nordeste.


A pesquisa também avaliou a enorme importância que as mídias digitais ganharam recentemente para as empresas nacionais. Para você ter uma ideia, nada menos que 73% das marcas investigadas investem em redes sociais e mais da metade das que ainda não fazem isso, devem adotar a estratégia em breve. E tem mais. Para 78% dos entrevistados, o futuro do marketing promocional será digital – há dois anos o percentual dos que apostavam nisso não passava de 30%.
Entre o perfil das empresas entrevistadas, 55% pertencem ao segmento industrial, sendo 21% de alimentos e bebidas e os demais divididos entre entretenimento; farmacêutica; cosméticos e perfumaria; papel, celulose e derivados; química; construção; automobilística e outras. E 45% em serviços, sendo 12% pertencentes ao comércio varejista e demais divididos entre instituições financeiras, internet, transportes, serviços médicos, serviços públicos, instituições de ensino, Telecom, entre outros. A maior parte das empresas consultadas pertence à Região Sudeste (79%).
A média de tempo de casa dos executivos entrevistados foi de seis anos, a maioria (45%) com mais de 40 anos de idade, ocupando cargos especialmente de gerência ou diretoria em Marketing, Comunicação/Publicidade e Eventos.
Cenário
O marketing promocional tem se tornado uma ferramenta cada vez mais importante nas empresas. Entre os resultados observados, o estudo revelou crescimento no planejamento das ações – 82% responderam que há um planejamento prévio para ações de marketing promocional, dado 9% maior que o observado em 2009.
Quanto à verba empregada, as respostas mostraram continuidade na tendência de crescimento para 68% das empresas, com média de 16% de aumento dos recursos destinados a ações promocionais. “Este dado vai de acordo com as expectativas da Ampro, prevíamos um crescimento médio de 15% este ano e as respostas mostram o quanto o mercado continua evoluindo”, observa o presidente da Ampro, Guilherme de Almeida Prado.
A satisfação também aumentou – 61% dos executivos demonstraram que estão satisfeitos ou muito satisfeitos com as agências de promo com as quais costumam trabalhar.
Mais Promoção que Publicidade
As ações promocionais ganharam mais credibilidade quando comparadas às ações de publicidade. Para 41% dos entrevistados, as campanhas promocionais tem sido mais criativas que as de propaganda, um crescimento de 9% em relação às respostas da última pesquisa Ampro-Ibope. “A percepção das empresas foi que o marketing promocional oferece recursos diferenciados que contribuem para a criatividade nas ações”, complementa Prado.
Para 53% das companhias, a divisão de verba também está pesando mais para o lado da promoção, com crescimento de 7% em comparação aos resultados para a mesma questão observados em 2009.
Sustentabilidade
Uma das informações novas trazidas pela terceira edição da pesquisa Ampro-Ibope foi a intenção das empresas em investir em ações mais sustentáveis. 83% delas pretendem destinar mais recursos para a sustentabilidade em todas ou algumas ações promocionais nos próximos meses. “Esta informação traz uma excelente oportunidade para as agências. Aquelas que se diferenciarem e souberem mostrar o caminho para ações mais sustentáveis, vão se destacar.
Região Nordeste
Em virtude do crescimento observado na economia do Nordeste, outra novidade da pesquisa foi ter buscado a percepção das empresas com relação às ações promocionais naquela região. Para 76% dos entrevistados, as ações de marketing promocional tendem a ser mais implementadas por agências locais, o que evidencia um cenário propício para investimentos no setor, localmente.
Redes Sociais
Os resultados demonstraram ainda o crescimento nos investimentos das empresas em mídias sociais e mostram a importância destes canais para as ações promocionais. 73% das empresas consultadas já investem em divulgação em redes sociais e, destes 73%, 82% pretende aumentar em média 42% o investimento.
Foi observado ainda que, dos 27% que não investem nesse tipo de divulgação, 57% pretende investir em canais como o Orkut, Facebook, Twitter, entre outros.
Classe C e Mídias Digitais
O aumento no poder de consumo da Classe C tem levado as empresas a investirem em ações e produtos voltados para este público. Além disso, na percepção dos executivos entrevistados (68%), esse nicho da população já tem condições suficientes de ser atingido também com recursos do marketing digital e entendem que vale a pena investir em ações com esta finalidade.
Os dados mostraram ainda que, para 55% das empresas consultadas, a promoção é o melhor instrumento para atingir as classes C, D e E.
Tendências
Das várias ações de marketing promocional listadas na pesquisa, as respostas mostraram um crescimento de 48% da preferência para as ações que envolvem marketing digital nos próximos anos. Foram 78% contra 30% em 2009. Na sequência, predominam as ações no ponto de venda, com preferência de 59% das empresas (crescimento de 3% em relação à última edição da pesquisa); atividades de marketing de incentivo, com 49% (crescimento de 3%); eventos, com 47% (crescimento de 14%) e promoções com distribuição de brindes, também com 47% (crescimento de 28%).
O marketing promocional tem se tornado uma ferramenta cada vez mais importante nas empresas. Entre os resultados observados, o estudo revelou crescimento no planejamento das ações – 82% responderam que há um planejamento prévio para ações de marketing promocional, dado 9% maior que o observado em 2009.
Quanto à verba empregada, as respostas mostraram continuidade na tendência de crescimento para 68% das empresas, com média de 16% de aumento dos recursos destinados a ações promocionais. “Este dado vai de acordo com as expectativas da AMPRO, prevíamos um crescimento médio de 15% este ano e as respostas mostram o quanto o mercado continua evoluindo.”, observa o presidente da AMPRO, Guilherme de Almeida Prado.
As ações promocionais ganharam mais credibilidade quando comparadas às ações de publicidade. Para 41% dos entrevistados, as campanhas promocionais tem sido mais criativas que as de propaganda, um crescimento de 9% em relação às respostas da última pesquisa AMPRO-Ibope.
Uma das informações novas trazidas pela terceira edição da pesquisa AMPRO-Ibope foi a intenção das empresas em investir em ações mais sustentáveis. 83% delas pretendem destinar mais recursos para a sustentabilidade em todas ou algumas ações promocionais nos próximos meses. “Esta informação traz uma excelente oportunidade para as agências. Aquelas que se diferenciarem e souberem mostrar o caminho para ações mais sustentáveis, vão se destacar.”, afirma Guilherme Prado.
Os resultados demonstraram ainda o crescimento nos investimentos das empresas em mídias sociais e mostram a importância destes canais para as ações promocionais. 73% das empresas consultadas já investem em divulgação em redes sociais e, destes 73%, 82% pretende aumentar em média 42% o investimento.
O aumento no poder de consumo da Classe C tem levado as empresas a investirem em ações e produtos voltados para este público. Além disso, na percepção dos executivos entrevistados (68%), esse nicho da população já tem condições suficientes de ser atingido também com recursos do marketing digital e entendem que vale a pena investir em ações com esta finalidade. Os dados mostraram ainda que, para 55% das empresas consultadas, a promoção é o melhor instrumento para atingir as classes C, D e E.
Fontes mistas

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