Marketing Digital para Franquias

pois as unidades da rede são responsáveis pelo marketing local e a franqueadora pelo marketing institucional.
Aparecer na primeira página do Google pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso na internet. O crescimento do Facebook, Twitter, Foursquare e outras mídias sociais, tornaram as ações de marketing digital mais instigantes do que nunca. Porém, o ser humano tem a tendência de se manter na “zona de conforto” e simplificar conceitos. O fato é que para atuar nas mídias sociais é necessário “pensar diferente”, pois não é possível controlar seu conteúdo. Como diz Philip Kotler
“O domínio da formatação da marca não está mais na mão das empresas. Com aumento do poder das redes sociais, poder pertence aos clientes”. Philip Kotler
Além disso, termos como Cauda Longa, Marketing 3.0, Geolocalização, Conteúdo Colaborativo, Crowdsourcing (poder das multidões), Inteligência Coletiva e outros começam a fazer parte do dia-a-dia do Marketing Digital. 
Neste artigo, irei fazer algumas reflexões sobre como aplicar o Marketing Digital para Franquias.

Marketing no Google

Não há como negar que aparecer no Google é fundamental para qualquer empresa, mas no caso de franquias há algumas peculiaridades. Além do interesse da divulgação institucional da marca, há o interesse regional de cada franqueado. Ou seja, há um conflito de interesses e da forma como a verba deve ser alocada. Vamos usar um exemplo: Se eu moro em São Paulo no bairro da Saúde e procuro uma lavanderia, seria natural pesquisar no Google "lavanderia saúde". Assim como é natural uma pessoa que mora em Salvador pesquisar "lavanderia em Salvador".
A questão é: É importante uma marca deste segmento aparecer de forma institucional ou indicar para quem realizou a busca que existe uma lavanderia perto dele?
Resposta: Depende! Do ponto de vista do franqueador, ele não tem condições de planejar ações regionais e o objetivo seria promover a marca de forma institucional. Do ponto de vista do franqueado, ele quer levar clientes para sua loja, portanto deveria aparecer apenas para buscas relacionadas à geolocalização é uma estratégia importante.
Porém, é necessário lembrar que o Marketing no Google é composto de estratégias de Links Patrocinados (AdWords) que são os anúncios pagos e do SEO (search engine optimization) que são as técnicas de conteúdo/programação para que seu site apareça nos resultados orgânicos (gratuitos).
Como deveria ser a estrutura ideal de uma estratégia de Marketing no Google para Franquias?
FranqueadorFranqueado
Links Patrociandos
  • Campanhas com foco em todo Brasil ou nos estados onde possui franquias como forma de fortalecer a marca.
  • Campanhas locais com uso do nome da cidade ou do bairro. 

SEO (Search Engine Optimization)
  • Estudo de palavras-chave do segmento. 1
  • Estruturação do site de forma a ter endereços como este:
    www.siteprincipal.com.br/nomedacidade (pesquise "konfide salvador") 
  • Registro de domínios estratégicos como salgadosparafesta.com.br oumergulhar.com.br 2 podem ser fundamentais para posicionamento no Google.
  • Criar conteúdo LOCAL. Por exemplo: Uma marca de roupa infantil poderia criar um blog com dicas de eventos locais.
  • Registro de domínios locais como pousadaemparaty.com.brou pousadaemportoseguro.com.br 2 com a criação de hotsites pode ser uma importante estratégia para atrair potenciais clientes.
 Estudo de palavras-chave é a pesquisas das palavras mais buscadas dentro de um determinado nicho de mercado. 
2 A Konfide é detentora destes e de vários outros domínios, caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco.

Marketing de Conteúdo

marketing-de-conteudo
A internet se tornou um dos principais canais de comunicação da atualidade, e o marketing é uma das áreas nas quais as mudanças foram mais marcantes. Há muitos anos atrás, ter o site já era suficiente para marcar presença na internet, porém isso mudou drasticamente nos últimos anos. Com o surgimento dos Blogs, das Mídias Sociais e da diversidade de formas de acessar a internet (iPhone, Tablets, Notebooks, etc.), as pessoas nunca tiveram tanto poder de comunicação. A possibilidade de escolhas infinitas faz surgir com força o mercado de nichos, conceito popularizado por Chris Anderson com seu livro A Cauda Longa.



A facilidade para publicar conteúdo em blogs e redes sociais fizeram do conteúdo uma das ferramentas mais importantes para uma empresa conquistar seu espaço na internet. Os usuários se apossaram das marcas na internet e grande parte do conteúdo sobre as marcas são gerados por consumidores.
Assista o vídeo abaixo para entender o que é Marketing de Conteúdo (está em inglês).
Estes outros vídeos também são interessantes: Why Content is King | The Future of Advertising

Gestão de conteúdo - Fator crítico para o sucesso

opensource-colaboracao
Gerenciar seu conteúdo de forma eficaz é fundamental para uma estratégia de Marketing Digital, pois o conteúdo é o produto de consumo na internet. As pessoas procuram informações sobre produtos e serviços no Google, lêem blogs, assistem vídeos no Youtube, compartilham dicas e sugestões no Facebook/Twitter/Foursquare, etc.

Antigamente, o site tinha como objetivo trazer informações sobre os produtos e serviços das empresas. Atualmente, as pessoas querem aprender sobre um assunto, conhecer coisas novas, se inspirar, se divertir e muito mais.
O site da sua empresa deve ser fácil de gerenciar e deve seguir boas práticas que o Google exige para que seu conteúdo seja bem indexado e, consequentemente, tenha maiores chances de ser encontrado nas buscas.
Em geral, muitas franquias não possuem padrão para a plataforma de sites e cada franqueado desenvolve o site da sua maneira. Há uma grande tendência das plataformas open source como o Joomla! e o WordPress para gestão de sites, pois existem milhares de desenvolvedores em todo mundo que ajudam a melhorar o sistema de forma colaborativa. Um franqueador poderia criar um SITE MODELO e disponibilizar para os franqueados.
Um case interessante é o Bunkyonet que é uma rede de associações japonesas que disponibiliza um site modelo para a associação de uma determinada cidade. O projeto foi planejado pela Konfide e utiliza o Joomla! como plataforma. Veja o exemplo da Associação Japonesa de Campinhas -www.campinas.bunkyonet.org.br
O vídeo abaixo ilustra as vantagens do Joomla!.

Foursquare - Geolocalização como estratégia de marketing

foursquare-spoleto
Grande parte das redes de franquias são baseadas em lojas distribuídas em todo Brasil. Franquias da área de alimentação como restaurantes, café e docerias podem obter bons resultados com o uso de estratégias de aplicações mobile e geolocalização.
A geolização é uma forma de identificar sua posição geográfica e, com isso, apresentar conteúdo (e publicidade) diferenciado ou criar aplicações sociais que permitam identificar onde estão seus amigos.
O Foursquare é uma rede social de geolocalização que permite aos usuários de smartphones fazer o "check-in" em estabelecimentos comerciais, eventos, shows, etc. e dizer para os amigos que você está em um determinado lugar.
Imagine você estar em um shopping e ao fazer o "check-in" descobrir que um amigo seu também está no shopping. Vocês podem agendar um almoço ou um café. 
O Foursquare conseguiu unir também o conceito de "gamification" que é criar formas das pessoas competirem de forma lúdica como forma de criar engajamento. No Foursquare, as pessoas que mais frequentam um determinado lugar podem se tornar "mayor" (prefeito) do local, além disso, na medida que se fazem mais check-ins elas ganham "badges" (crachás) que a identificam como usuárias mais avançadas.
A rede Spoleto soube aproveitar bem esta característica e lançou uma campanha na qual o "Mayor" da semana ganha uma refeição grátis toda sexta.

Outras estratégias de Marketing Digital para Franquias

  • Crowdsourcing e conteúdo colaborativo - Utilize a colaboração das massas para alavancar ideias e negócios
  • Mídias sociais e redes sociais - Principais conceitos e diferenças
  • Facebook - Fan Page, Anúncios e outras ações
  • Twitter - Como usar o Twitter para criar relacionamentos com seu público
  • Youtube - Cases de sucesso e insucesso

Curso Marketing para Franquias do grupo Cherto

A Konfide participou hoje do curso de Marketing para Franquias organizado pelo Grupo Cherto com uma palestra sobre Marketing Digital para Franquias. É bem interessante perceber o imenso potencial que as rede de franquias podem explorar com as tendências de marketing digital com temas como Inteligência Coletiva, colaboração, vídeos online, sistemas de gestão open source, Facebook, Twitter e outros. Segue a apresentação criada em Prezi.

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