Estratégia SEO

Um dos passos iniciais a se tomar no processo de otimização de um site é escolher a estratégia a ser aplicada ao site. O processo inicial é a escolha dos sites concorrentes a serem analisados em função do posicionamento do site em relação à busca orgânica.

Essa escolha deve ser dada em função das palavras ou termos-chave relevantes que fazem parte da estratégia de marketing da empresa. A maioria das empresas possuem palavras-chave que são o foco do negócio e, neste foco, podem ser usadas não somente as palavras e termos fornecidos pelo dono do site, como também a ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google em Ferramentas de Palavras-chave.

Determinadas as palavras e termos, passa-se à análise dos concorrentes para cada uma delas.
Ao se digitar o termo específico da empresa, o Google fornece uma lista de sites no qual se encontram esses termos. O ranqueamento na busca é dado em função da relevância daquelas páginas para o termo em questão.
A escolha de quantos concorrentes vamos tomar por base para determinar os parâmetros de ranqueamentodo nosso site será dado em função de uma análise prévia da quantidade de concorrentes, ou seja, links que aparecem no Google, e a quantidade de páginas internas em relação àqueles termos específicos.
Observando atentamente a concorrência, é possível verificar a estrutura, bem como da profundidade dos textos que cercam o termo a ser otimizado.
Uma ferramenta de verificação de estrutura dos concorrentes pode ser vista em “Valid Link Checker” neste endereço (penúltimo item da página).
Normalmente são tomados os dez primeiros resultados de busca para aquele termo, enquanto da primeira otimização. Posteriormente, assim que o site chega à primeira página, vai-se estreitando também a quantidade de concorrentes como amostra para análise. Neste caso pode-se tomar por base os primeiros cinco ou até menos concorrentes, dependendo da estratégia assumida.
Como o objetivo da otimização é fazer com os sites fiquem entre os cinco primeiros resultados, normalmente, numa segunda etapa, tem-se por base para análise apenas os primeiros cinco resultados de busca para aquele determinado termo de busca.
É importante também notar, que dependendo da quantidade de concorrentes para aquele termo, pode-se tomar apenas os três primeiros resultados, como forma de estreitar ainda mais o processo de otimização, aproximando ao máximo possível do resultado ideal, que é a primeira posição.
Neste ponto é importante notar que, neste processo, dificilmente obter-se-á a primeira posição de busca, uma vez que toma por base os três ou cinco primeiros colocados na busca orgânica. Por esse motivo é que não há como garantir a primeira posição no Google, até porque para se obter esse posicionamento, seria necessário que o site tivesse igual ou maior “peso” no ranqueamento do Google. Como a análise estatística é dada em função de vários sites, é impossível ter-se o mesmo “peso” do primeiro colocado.
A primeira posição pode até ser alcançada, mas isso somente através do tempo, uma vez que se publique muito conteúdo relevante e que este conteúdo esteja voltado para o termo de busca em questão.
Uma vez determinados os concorrentes, ou seja, os dez, os cinco ou os três primeiros, passa-se a uma profunda análise estatística de cada um dos fatores que contribuíram para que aquele site tenha sido ranqueado naquela posição.
A análise estatística vai determinar, por exemplo, qual é o peso do conteúdo de cada concorrente em relação ao site em fase de otimização. Tendo por base essa estatística, o passo seguinte é adicionar conteúdo dentro da estrutura já previamente otimizada, também em função dos concorrentes, para que esse conteúdo possa entrar em equilíbrio com os concorrentes escolhidos na análise.
A plataforma utilizada na confecção do site é importante, uma vez que sites do tipo flash são sofríveis para otimização, já que em raríssimos casos, o Google consegue ler o conteúdo.
O tempo de existência do site, bem como a popularidade, são outros fatores que contribuem para o processo de otimização, mas não são os fatores essenciais, são apenas fatores que contribuem, uma vez que o conteúdo do site é o que mais tem relevância para o Google. Um bom conteúdo certamente vai trazer muito mais resultados do que sites com alto pagerank. No entanto, a popularidade não pode e não deve ser esquecida, uma vez que faz parte do escopo de posicionamento utilizado pelo Google.
A estratégia de se otimizar um termo com páginas internas e, essencialmente, cada termo deve ter uma página interna voltada para ele, ou fazer um hotsite específico para aquele termo, vai depender da quantidade de concorrentes e o grau de especialização de cada termo ou cada concorrente.
Por exemplo: se o termo for muito concorrido, ou seja, tivermos milhões e milhões de sites concorrentes na busca do Google, convém fazer um hotsite específico para aquele termo, já que se pode focar o site inteiro em função daquele termo.
Também é possível otimizar uma ou mais páginas internas do site em função de um termo específico, já que, como foi dito, tendo conteúdo relevante para aquele termo, é plenamente possível se obter um bom posicionamento no Google, utilizando páginas internas do site.
Eventualmente, quando se opta por ter um site com vários termos otimizados, porém com muitos concorrentes para cada termo, a possibilidade de se obter os melhores posicionamentos é questionável. Geralmente se fica lá pela sétima ou oitava posição, ao passo que um hotsite pode ser mais bem posicionado, uma vez que ele é voltado especificamente para um determinado termo e, assim sendo, pode receber uma posição melhor na busca orgânica.
Não há uma regra para isso, a sensibilidade e experiência do otimizador é que vai determinar como se poderá obter o melhor resultado.
Também é importante lembrar que nada em otimização é feito sem análise estatística. Sem estatística é impossível determinar os parâmetros ideais de otimização para posicionamento na busca orgânica do Google.


Fonte: http://www.marketingdigital.net.br/index.php/estrategia-seo/

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