SEO e Futebol - Como montar um time vencedor

No Brasil, todo mundo é técnico de futebol e adora dar palpites sobre as melhores estratégias que seria melhor para seleção brasileira. Gosto muito de usar metáforas, pois nos levam a refletir sobre um tema que não conhecemos ou temos opinião "formada", através da perspectiva de um outro tema aparentemente sem relação com o tema. Infelizmente, desde que comecei a trabalhar com internet em 1997 tenho visto surgirem "técnicos de futebol" em diversos campos da internet. Agora é a vez do SEO (search engine optimization)! Este artigo tem como objetivo levar à reflexão sobre o que é e como contratar um profissional de SEO.
Acho que faz parte da cultura no Brasil dar palpites sem entender do assunto, afinal de contas não somos adeptos de ler manuais de instruções, preferimos perder tempo "tentando resolver sozinhos".
Com a explosão do Google, as empresas perceberam a importância de aparecer nos resultados de busca, sejam nos links patrocinados ou nos resultados orgânicos. Surgiram inúmeros termos novos como: SEO (search engine optimization), SEM (search engine marketing), AdWords, Marketing de Busca, SERP (search engine results page) e outros. Como toda área de conhecimento nova, há escassez de pessoas capacitadas provocando o surgimento de "agências especializadas", algumas garantindo que conseguem colocar o site na primeira posição.
De repente, todos se dizem "profissionais de SEO", porém já vimos este filme antes com outros nomes. No site da SEMPO (Search Engine Marketing Professional Organization) tem um artigo que traz a definição da palavra "Professional".
"A professional is a person who, by education, training, and experience, performs work, analyzes and solves problems, makes decisions, and promotes ethics associated with a particular field of study."
A. Carol Rusaw, Learning by Association, HRD Quarterly, Summer 1995.
artigo: What it Means To Be a Search  Engine Marketing Professional - SEMPO
Aos poucos, as empresas percebem a importância de investir em adquirir conhecimento e criar uma equipe interna, porém surgem novos desafios: Como selecionar pessoas e montar uma equipe se não existe o conhecimento dentro da empresa para criar a estratégia SEO/SEM?

Aprendizado é a solução

Desde que começamos a estudar, ouvimos nossos pais falarem da importância de estudarmos e que aprender é essencial para conseguirmos o que queremos. A solução é primeiro investir em treinamento e aprendizado, pois existe uma etapa fundamental a ser vencida, a MUDANÇA CULTURAL. Lembrem-se que no início da internet, muitas pessoas tinham resistência a adotá-la como ferramenta estratégica dentro das empresas, e hoje 9 em cada 10 empresas não hesitariam em escolher a internet como principal ferramenta de comunicação da empresa.

Voltando ao Futebol

No futebol o que importa é marcar gol, não adianta jogar bonito e não marcar gol. E gol no SEO é ter o site bem posicionado para um conjunto de palavras-chave, e cujo resultado final são visitas orgânicas em crescimento no Google Analytics.

Mas para isso, é necessário um trabalho em equipe e bem sintonizado. O técnico é a figura central, mas também existe o preparador físico, o médico, psicólogos, e outros profissionais que juntos criam o ambiente ideal para o time jogar.

Como montar uma equipe de SEO?

Na realidade estamos atravessando uma fase com muitos contrastes, enquanto algumas empresas investem em SEO como prioridade, outras não dão a mínima importância. Outro problema é a falta de definição dos profissionais de SEO, tem sido dado um foco muito grande no aspecto técnico do SEO, porém é importante ressaltar que o equilíbrio entre profissionais de diversas áreas é o que cria uma equipe campeã de SEO.
Vou dar a minha opinião de como acredito que uma boa formação para equipe de SEO:
  • Especialistas em SEO - Cumpre o papel de técnicos do time, definindo estratégias, definindo ferramentas de SEO (Web CEOAdvanced Web Ranking, ), processos de SEO e capacitando a equipe.
  • Analista técnico de SEO - Responsável pela análise da estrutura do site (SEO on-page), sistemas de gerenciamento de conteúdo, implantação de sitemaps (Google webmaster tools) e outras atividades que demandem conhecimentos de HTML, programação e web standards.
  • Analista de negócios de SEO - SEO envolve análise de planilhas com palavras-chave, pagerank, back-links, sites de referências, concorrentes, etc, portanto é necessário ter um perfil analítico e ser um usuário avançado de Excel. Não podemos esquecer de ser um bom conhecedor de técnicas avançadas de busca e como as páginas de resultados são montadas.
  • Editor/Redator de SEO - Qual palavra é mais pesquisada no Google: Dieta ou Emagrecimento? Veja na imagem abaixo que DIETA tem muito mais buscas e é fácil perceber que há uma grande busca pelos nomes de cada dieta (dieta da sopa, dieta dos pontos, etc.). O Editor/Redator de SEO pode alinhar a pauta editorial com as palavras-chave mais pesquisadas que refletem os "desejos"das pessoas em busca de conteúdo.
    Uma boa dica de título baseado nas informações abaixo: "Dietas para um emagrecimento saudável"
  • Analista de Link Building - Sabemos que os links que apontam para seu site, principalmente se tiverem origem em sites relevantes para sua área, são muito importantes para o posicionamento do seu site. A estratégia de construção de links - link building - exige uma dedicação especial, pois envolve conhecer muito bem os negócios da empresa e uma interação direta com os sites (via e-mail, telefone, twitter, etc.) para conseguir links de qualidade e com bons textos âncora.
  • Profissional de Redes Sociais - Saber interagir com as diversas redes sociais que podem gerar um alto impacto ao seu negócio também interfere no SEO, pois algumas redes sociais como o Slideshare, Scribd, Yahoo!Respostas são muito bem indexadas. Além disso, redes como o Youtube intereferem na busca universal. Lembrem-se SEO não é apenas Google, pois saber otimizar um vídeo postado no Youtube ou uma apresentação no Slideshare pode ser a diferença entre ter algumas dezenas de visitas ou milhares de visitas.
No SMX Brasil 2008, tive o prazer de assistir a palestra da Melanie Mitchell (Vice-presidente de SEM da AOL). Nesta palestra ela abordou com muita clareza a importância de montar uma equipe de SEO.
Assista a palestra completa: SEO para Grandes Organizações

SEO exige mudança cultural

Como disse, este artigo tem o objetivo de levar à reflexão sobre o profissional de SEO. Lógico que poucas empresas têm condições de montar um time completo, porém o mais importante é que a CULTURA SEO esteja presente dentro do DNA da organização. Afinal, como podem perceber se cada área da empresa aprender os fundamentos do SEO e aplicar dentro do seu escopo de trabalho, o resultado final poderá surpreender.
De qual lado sua empresa está? A mudança pode parecer difícil, mas os resultados compensam. Fica uma imagem e uma frase para reflexão.

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