O que faz um analista de Marketing Digital

Marketing digital é um conjunto de técnicas que envolvem a comunicação com um determinado público, ou nicho, visando construir um relacionamento para que esse nicho possa convergir em função de objetivos previamente definidos.
O trabalho de um analista de marketing digital pode ser muito extenso, dependendo da proposta de trabalho. Para se resumir toda essa extensão, fizemos um pequeno texto que expõe praticamente todo o escopo de trabalho.
Esse trabalho se resume em sete categorias que são:

Personalização

Personalização é uma ferramenta que visa definir um conjunto de preferências do usuário. Nesse contexto, o analista intensifica esforços buscando identificar nichos de consumo e suas peculiaridades de necessidade informacional, assim como as características de cada grupo e a forma de abordagem a esse grupo.
A personalização trabalha especificamente na busca do oferecimento da informação específica para deter
minado grupo de potenciais consumidores. Esses consumidores nem sempre consomem produtos físicos, mas também, informação.
Toda vez que alguém busca por determinado assunto na internet, a informação que a pessoa deseja obter, é o foco da personalização.
Nesse contexto, entram as técnicas de SEO para fazer com que essa informação seja encontrada facilmente. O analista de marketing digital, de posse das ferramentas SEO, além de fazer com que haja a personalização, ainda faz com que essa informação seja relevante e que seja facilmente encontrada no momento da busca.

Interatividade

A interatividade é o que define se um site é de segunda ou terceira geração. Web 1.0 ou 2.0. Quanto maior for a inventividade, ou grau de inovação, ao se construir um site, maior será o grau de interatividade com o potencial público-alvo.
Nesse aspecto os Blogs estão disparados na frente, em relação a sites institucionais ou lojas virtuais.
Cabe ao analista de marketing digital propor formas de interatividade com os usuários.

Globalização

Mas pensar somente num público específico pode não esgotar o assunto. Imaginemos um público totalmente leigo em, por exemplo, biotecnologia, mas que em determinado momento esse público busque informações sobre alimentos geneticamente modificados. Imagine explicar para esse público tudo que envolve as técnicas da biotecnologia de forma essencialmente técnica.
É neste momento que tem que haver a globalização da informação. A globalização é a parte onde se explica o assunto para os mais diversos públicos, independentemente do grau de conhecimento que esse público tenha sobre o assunto. Imagine também ter que escrever para diferentes públicos em diferentes países.

Integração

Integração significa ser participante, ser considerado, fazer parte de, ser levado a sério e ser encorajado. Integração é tornar a Informação facilitadora da comunicação entre a organização e as pessoas através do uso de tecnologias.
Um analista em marketing digital tem por função estudar as tecnologias que podem ser agregadas, sempre sem tirar do foco o SEO.
Imagine um site totalmente interativo, mas em flash. Flash é ótimo, com muitas luzinhas piscantes aqui e acolá. Mas em termos de SEO, é sofrível. Os engenheiros do Google ainda continuam trabalhando com os da Adobe para resolver esse problema.

Aproximação

Uma vez que um usuário chega ao site, é preciso fazer com que ele “sinta-se em casa”. O especialista em marketing digital tem que definir se aquele usuário ou grupo de usuários, através de survey, tende a navegar pelas páginas do site, explorar os assuntos, ou se ele logo clica em sair.
A instalação de ferramentas como o Google Analitycs são de suma importância, pois são essas ferramentas que dirão se a informação se aproxima do esperado pelo usuário ou se se requer alguma alteração.

Convergência

Provavelmente a parte mais importante do trabalho de um especialista em marketing digital. A convergência pode se dar em um simples comentário numa discussão, num preenchimento de um formulário de contato ou até mesmo na compra de um produto, como no caso de uma loja virtual.
O analista tem que analisar não somente se o usuário comprou um produto, mas também qual foi o grau de interatividade a que chegou aquele grupo de usuários e trabalhar para que esse grupo interaja, converta, cada vez mais.
O sucesso de uma boa campanha de marketing digital nem sempre é focado em resultados financeiros para a empresa. Os resultados financeiros são a ponta do iceberg, pois não se trabalha somente a venda de produtos. O marketing trabalha, principalmente, a imagem institucional daquela empresa ou o que quer que seja. Ter retorno financeiro através desse trabalho é conseqüência, e não o principal fator.
Claro que, se estivermos falando de empresas comerciais, a conversão numa compra é o que mais vai importar. Mas antes de se pensar na compra propriamente dita, tem-se que construir uma imagem institucional.
Qual loja virtual você compraria um CD Player, por exemplo? Na Americanas.com ou Submarino.com, ou na www.compredoparaguai.biz?

Por último, a democratização da informação

Democratizar é tornar acessível a todos, de forma clara, o mais simplificado possível e que essa informação não tenha que se pagar nada por ela.
Como vimos, o marketing digital nem sempre trabalha a venda direta. Trabalha, principalmente, a imagem institucional da empresa. A essência do marketing digital é fazer com que sua empresa, seu produto, você, seja encontrado por quem busca seu produto ou seu serviço.

Marketing digital tem que, antes de tudo, trabalhar a imagem institucional da empresa.

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